domingo, 10 de agosto de 2014

AS MELHORES SAGAS DA DC E MARVEL



By: Raziel Silver   

Quando se fala em heróis dos quadrinhos duas editoras vem às nossas mentes: DC e Marvel. Donas de personagens como Superman, Batman, Homem-Aranha e X-Men, sua popularidade aumenta ainda mais quando pensamos em arcos que marcaram as vidas dos leitores. 

O Exculhambazine - Mundo dos Super-Heróis escolheu algumas das histórias que deram um verdadeiro chute no balde da mesmice nos enredos regulares das revistas mensais. Vejamos: 


Crise Nas Infinitas Terras - Quando a entidade coisa-ruim Antimonitor tenta destruir a realidade de todas as terras, cabe a todos os heróis e vilões da DC Comics tentarem unir suas forças para impedir tamanha a tragédia.
Por Que Merece Estar Aqui: A capa com a morte da Supergirl, e a morte do Flash, Barry Allen foram consideradas pesadas para a época, Afinal, não era sempre que um herói perdia a vida tão dolorosamente. 
O Tio Exculhambazine leu as ediões originais em formatinho e torceu até pelo mala do Pária, mas todo o impacto dos anos 80 foi desfeito com inúmeros reboots e crises.




Guerras Secretas - A Marvel responderia ao sucesso da sua rival com a reunião de seus campeões em um planeta distante pelo mega poderoso Beyonder, que deixou os heróis para digladiarem até a morte com os vilões. Foi a primeira "festa" com tantos personagens da editora, deixando o Capitão América e o Professor Xavier discutindo sobre Magneto; Hulk interagindo com Wolverine.  Não tive a chance de ler essa saga, por isso, não irei inventar coisas, hehe. 
Por Que Merece Estar Aqui: Foi nessa saga que o traje do negro do Homem-Aranha foi introduzido, após a destruição do uniforme normal. E todos nós sabemos que aquela birosca seria o Venom, futuramente. 
Será que a Tia May não ensinou ao Peter a nunca usar trajes simbionticos em planetas estranhos???




O Reino do Amanhã - A bela arte de Alex Ross e o roteiro de Mark Waid mostraram um futuro sinistro para o Universo DC. O superman havia se isolado do mundom após o assassinato de Lois lane pelo Coringa. Batman estava aposentado, mas vigiava Gotham com seus droides. Mulher-Maravilha, Aquaman, Lanterna Verde e Órion cuidavam se suas próprias responasabilidades. Até que heróis ultra-violentos forçaram a velha Liga da Justiça a voltar ao combate, mas nem todos do mesmo lado. 
Porque Merece Estar Aqui: A luta de Superman com o Capitão Marvel e seu desfecho chocante marcaram ainda mais a narrativa e o traço realista. Esse embate se tornou clássico, e deu ao protegido do mago Shazam um pouco mais de credibilidade. 




Deus Ama, O Homem Mata - Foi a cutucada na ferida americana e mundial sobre o racismo. Afinal, os X-Men foram criados em plenos anos 60, em que os negros eram tratados como inferiores e até assassinados. 
A história era sobre o reverendo Striker, que considerava os mutantes uma verdadeira abominação, e faz uma "caça às bruxas", tentando eliminar todos aqueles com o gene x. E vale lembrar que o pastor radical teve um filho que nasceu mutante, mas o matou em seguida...  
Por Que Merece Estar Aqui: Seu roteiro é atual, infelizmente. O racismo só está velado, agora. Quando Striker acusa Noturno de ser algo demoníaco, vemos sua loucura de perto.  





Crise de Identidade - O assassinato de uma amiga longa data da Liga da Justiça faz com que velhos "esqueletos saiam do armário", revelando que nem os heróis estão imunes à mentiras e segredos. Algumas feridas foram abertas nessa saga escrita pelo romancista Brad Meltzer, que tornou a história quase uma trama plocial com fantasiados. 
Por Que Merece Estar Aqui: As mortes de Sue Dibny e do Besouro Azul me deixaram pensaroso sobre a maldade humana. A esposa do Homem Elástico foi queinmada viva, grávida; e Ted Kord recebeu uma bala nos miolos. 
A revelação do assassino misterioso e a lobotomia que Zatanna realizou em Batman também são pontos fortes nessa saga.   




Guerra Civil - Você já imaginou o que aconteceria se os Vingadores e os demais heróis da Marvel entrassem em uma richa? Pois Essa saga faz com que o grupo que apoia o registro de todos os fantasiados, liderados pelo Homem de Ferro batendo de frente com o Capitão América e aqueles que se vêem no direito de guardar suas identidades secretas. E tudo começa com um desastroso incidente dos Novos Guerreiros contra o Nitro, causando as mortes de centenas de pessoas.  
Por Que Merece Estar Aqui: Uma trama ate o momento brilhante, mostra os dois lados de uma mesma moeda. Quase todo Quarteto Fantástico quer que todos se revelem, já que suas identidades não são segredo (com excessão de Susan Storm); e os X-Men não curtem muito essa idéia, pois seria uma breve pausa para uma nova lei de  Registro de Mutantes. As traições são o ponto alto da saga, com heróis mudadndo de lados constantemente.



E então? O que os amigos acharam da pquena lista? sei que estão faltando histórias também marcantes, mas no momento essas serão as publicadas no nosso Exculhambazine - Mundo dos Super-Heróis. 
Um abraço para todos. 









# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 EXCULHAMBAZINE - MUNDO DOS SUPER-HERÓIS